3 de mai. de 2010

Guerra (e Escavações Torácicas).

Cada pessoa lida com os acontecimentos do seu jeito. Isso me fascina. Isso me assusta, também. Tem gente que é de guerra, gente de paz, e ainda há aqueles que preferem manter-se alheios a tudo que se passa ao seu redor.

Certo dia olhei para os meus pés e vi que não mais havia âncoras presas aos meus tornozelos. Noutro dia estava em outro mar, depois em outro, em outro… me acostumei a apenas assistir de longe a segurança da terra firme. Ela já não me atrai mais. Seria essa, a vida que eu sempre procurei? Aí é que reside o cerne da questão. A vida que eu sempre procurei é, justamente, viver procurando. É eternamente cavar fundo até encontrar, em peito alheio, um coração parecido com meu.



Celular piscou.



Tenho desistido da ideia de eterna felicidade. Desisti. Os momentos que a gente chama de bons momentos só são chamados assim porque existem também aqueles que queremos esquecer. Bons momentos são bombas de endorfina que amolecem os espinhos que nos insistem em perfurar as partes onde nossa pele é mais fina. E essas partes são muitas, principalmente quando estamos despidos de armadura (sempre?). Tendo isso em mente, faço o que está ao meu alcance para que esses momentos sejam numerosos, visto que eles jamais são duradouros. Endorfina vicia.

Tenho assistido a guerras, e não são as da tevê. Em mares que tangem os meus, existem explosões tentando atrair meus olhos. Explosões que pulverizam no ar todo tipo de sentimentos nocivos, perigosos. Quando tudo na nossa vida está em seu devido lugar, não nos passa pela cabeça a ideia de propalar aos quatro ventos essa falsa felicidade. Muito menos, os espinhos, que são de verdade. Forjada com lágrimas contidas, a felicidade anunciada se derrete com a chegada do primeiro sinal do amanhecer. Eu já fui para longe, e te deixo ir, contanto que não olhes mais para trás. Não com essa cara, e não com essas palavras escritas na testa.

Como é que tu pretendes lidar com isso? Conheço mil formas de se proceder; mais da metade delas parecem mais sensatas, ao meu ver. Nessa constante mudança de mares, tenho fugido para cada vez mais longe da fumaça dessas explosões. Hoje, distante a ponto de te ver como um minúsculo ponto próximo à curva do horizonte, encontro-me às portas de uma nova vida, aquela vida que eu sempre procurei: viver procurando. A memória recente de uma longilínea silhueta ornada pelos iluminados prédios da metrópole, mesmo sendo fruto de um mero retrato imaginário e possivelmente efêmero, tem me guiado para longe da tua guerra. E para cada vez mais longe da terra firme. Aqui a água é fria, e a hipotermia me força a dar braçadas cada vez mais convictas, em sentido oposto ao dos teus passos.



Celular piscou de novo. Ainda não. Ich V. D.



As baixas que a nossa guerra fria estampa nos jornais são justamente os sentimentos bons, os sorrisos verdadeiros e as memórias que valiam a pena serem guardadas.

Mortos um a um, restam apenas os feridos: eu e tu.

Lucas Silveira

11 comentários:

  1. "A vida que eu sempre procurei é, justamente, viver procurando." Exatamente! E isso chega a doer.

    Amei o texto.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Celular piscou,
    mensagem chegou!!!

    :)

    ResponderExcluir
  3. Que texto espetacular...
    Lindooo d+
    Bjo grande
    =D

    ResponderExcluir
  4. Na maioria das vezes esquecemos que mesmo na guerra são (homens), que morreram...com suas respectivas vidas...não foram 100 mil soldados mortos...e sim 100 mil pais, filhos, irmãos, tios, etc...uma hora ou outra esta guerra chamada (realidade, vida, experiências cotidianas), vai nos pegar...sejamos nós pais, filhos, irmãos, etc...

    As imagens são suas?

    ResponderExcluir
  5. ver em outras faças a caras isso é meio comum...só não é tão comum em quem vive livre e feliz....e é isso...

    http://guilg7.blogspot.com/

    vlw

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto, eu acredito que sejamos sempre impacientes com o conformismo... então desistir jamais!! Viver procurando em terra ou mar... e encontrar sempre, descobrir muitas vezes aquilo que está bem abaixo do seu nariz.

    Nem sempre o óbvio é tão obvio assim.

    bjus

    ResponderExcluir
  7. É verdade, cada um leva bem ou mal suas experiências. Com leveza ou fardo...

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto!
    E adorei o titulo do blog ,

    bjo ;)

    ResponderExcluir
  9. Explorou bem a ideia.. Está perfeito.
    Vamos adquirir experiências nas coisas e evitar cometer as erradas.

    Beijos

    ResponderExcluir

Agradecemos a preferência.Volte sempre ! :)